Nos chame no Whats!

Plástica Ocular

Plástica ocular

A plástica ocular é uma subespecialidade da oftalmologia que envolve a correção de problemas nas pálpebras, sistema lacrimal e órbita dos olhos. Tem papéis estético (rejuvenescimento do olhar) e restaurador, para o bom funcionamento dos olhos.

Blefaroplastia

A blefaroplastia, ou cirurgia de pálpebras, é uma das cirurgias estéticas mais procuradas no mundo e tem o objetivo de reduzir e remover excessos de pele nos olhos ou de bolsas de gordura, além de amenizar assimetrias. 

Pode ser realizada nas pálpebras superiores e inferiores, dependendo da necessidade. Ela renova e harmoniza o olhar e, em alguns casos, também promove a melhora funcional da visão, restabelecendo o campo de visão e até aliviando o peso das pálpebras superiores. 

O procedimento cirúrgico dura cerca de uma a duas horas e é realizado com anestesia local sob sedação, podendo o paciente retornar para casa no mesmo dia. 

A recuperação é rápida, pode haver inchaço e pequenos hematomas no pós-operatório, que melhoram em alguns dias. Os pontos geralmente são retirados após sete dias. 

Os resultados são percebidos pela melhora na visão, qualidade de vida e estética dos pacientes. O resultado definitivo varia conforme a complexidade da cirurgia, em geral entre o terceiro e o sexto mês, e persiste por um longo tempo a depender de fatores como estilo de vida, exposição ao sol, tabagismo, alimentação, genética, tipo de pele, cuidados com a pele, entre outros.

A aplicação de toxina botulínica pode contribuir para melhorar o resultado da blefaroplastia, pois suaviza as rugas de expressão e a posição dos supercílios, resultando em um olhar mais jovial e bonito. 

Outro procedimento auxiliar é o laser de CO2 fracionado, que aplicado na pele das pálpebras estimula o colágeno e melhora a qualidade da pele. Ele pode ser feito logo após a cirurgia, com o paciente sedado, e contribui para a manutenção e a durabilidade do procedimento.

Tipos de blefaroplastia

Superior:
A blefaroplastia superior é realizada por meio de uma incisão na região do sulco palpebral superior, deixando a cicatriz escondida na prega palpebral. É removido o excesso de pele e bolsas de gordura para melhorar o contorno das pálpebras superiores e corrigir possíveis assimetrias. É importante avaliar muito bem a quantidade de pele a ser removida para não comprometer o fechamento do olho.

Inferior:
A blefaroplastia inferior tem objetivo estético e visa melhorar o aspecto cansado e renovar o olhar. Ela poder ser realizada por meio de uma incisão rente aos cílios, que permite remover o excesso de pele e bolsas de gordura, ou pela técnica transconjuntival, em que a incisão é realizada na conjuntiva, sem cicatrizes aparentes na pele, no caso de bolsas de gordura proeminentes, mas que não haja excesso de pele. 

Em muitos casos pode ser associada à cirurgia a aplicação do laser de CO2 ou peeling químico para melhorar o resultado do procedimento.

 

conheça as

Especialidades

Plástica Ocular

Glaucoma Clínico e Cirúrgico

Oftalmologia Clínica e Cirúrgica